Autores
Luísa Costa Gomes
Nasceu em Lisboa, em 1954. Publicou romances, colecções de contos, peças de teatro e crónicas. Foi editora da revista Ficções (2000‑2010). Vários dos seus livros receberam prémios: Pequeno Mundo, Prémio D. Dinis; Olhos Verdes, Prémio Máxima de Literatura; Contos Outra Vez, Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco; Ilusão (Ou o Que Quiserem), Prémio PEN Clube de Novelística / Prémio Fernando Namora; Cláudio e Constantino, Grande Prémio de Literatura DST.
Luísa Costa Gomes participa na GRANTA 2 com «Híma», na GRANTA 7 com «Spike Milligan e a ilha deserta» e na GRANTA em Língua Portuguesa 6 com «De costas».

De «Híma»:
«Esta história foi recolhida à porta do Museu da Salga do Peixe na pequena cidade de Grindavík, na costa sul da Islândia, junto de um dos três fumadores que aí paravam na altura. O homem revelou-se, como é de esperar em histórias deste género, um actor reformado, pintor diletante, escritor amador, que conhecia Barcelona, onde fizera de esquimó durante uns anos.»

De «Spike Milligan e a ilha deserta»:
«Dir-se-ia que era a deixa para ele entrar na sala, agasalhadíssimo, com dois lápis enfiados nas narinas e um mata-moscas na mão direita.»
© 2013-2024 GRANTA
powered by Miguel Figueiredo